Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar do Maranhão, realizada na manhã desta terça-feira (3), resultou na prisão preventiva de um homem investigado por comprometer o funcionamento do sistema público de abastecimento de água em Santa Quitéria do Maranhão. A operação também cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do suspeito.
Segundo o delegado Paulo Márcio, titular da Delegacia de Polícia do município, o crime ocorreu no dia 9 de dezembro de 2025. O investigado teria retirado uma bomba d’água, além de partes da tubulação e fiação elétrica do sistema que atende o bairro Palmeiras. A ação deixou dezenas de famílias sem acesso à água potável e gerou prejuízos significativos à comunidade.
Durante as buscas na casa do suspeito, os policiais localizaram uma pistola calibre .380 totalmente carregada, além de munições calibre 28. O material estava escondido dentro da caixa de descarga do banheiro de um dos quartos do imóvel.
Além do dano ao serviço de utilidade pública, o homem também é alvo de investigação por incêndio criminoso. Conforme a polícia, ele já respondeu a processo na cidade de Luzilândia, no Piauí, pelo crime de receptação.
Após a prisão, o suspeito foi autuado em flagrante pelos materiais encontrados e encaminhado para os procedimentos legais. Ele permanece à disposição da Justiça.

