Fluxo aéreo no Maranhão cresce 13,7% e chega a 1,8 milhão de passageiros em 2025

O fluxo aéreo no Maranhão registrou crescimento de 13,76% entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), indicam que os aeroportos maranhenses somaram 1.840.258 embarques e desembarques nos dez primeiros meses do ano.

Vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), o Obstur-MA destaca que os três principais aeroportos do estado — São Luís, Imperatriz e Barreirinhas — apresentaram desempenho positivo no período. O levantamento utiliza informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da empresa Esaero Airports.

Só em outubro de 2025, o fluxo total nos aeroportos maranhenses foi de 188.144 passageiros, quase 28 mil a mais que no mesmo mês de 2024, quando foram registrados 160.608 embarques e desembarques.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, atribui os resultados às ações de promoção realizadas pelo governo, como a participação do Maranhão em eventos internacionais e o fortalecimento da imagem de destinos reconhecidos como patrimônios da humanidade.

“A missão da Setur-MA é apresentar ao maior número de pessoas nossas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais. O crescimento no fluxo de visitantes é reflexo direto das nossas ações de promoção. Os destinos maranhenses estão em alta no turismo internacional, e seguimos focados em atrair cada vez mais turistas, movimentando a economia e gerando renda”, afirmou.

Desempenho em São Luís e Imperatriz

O levantamento mostra que o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, registrou em outubro de 2025 o maior volume de desembarques desde 2014: foram 76.889 passageiros, número inferior apenas ao de 2012, início da série histórica, quando houve 77.674 desembarques.

Em Imperatriz, o crescimento também foi significativo. O aeroporto da cidade contabilizou 14.768 desembarques em outubro deste ano, o melhor resultado para o mês desde 2014 e 8,69% acima do registrado em outubro de 2024.

“O fluxo aéreo no Maranhão mostra um aumento positivo em 2025. Mesmo sem os dados de novembro, o acumulado de janeiro a outubro já supera em 3,87% o total registrado de janeiro a novembro de 2024. Isso demonstra a força que o estado vem ganhando como destino turístico”, destacou Igor Almeida, coordenador do Obstur-MA.

Sobre o Observatório do Turismo do Maranhão

Criado em 2016, o Obstur-MA é o departamento da Setur-MA responsável pela produção de dados e informações sobre o setor. O objetivo é oferecer suporte ao planejamento e à gestão do turismo, promovendo estudos e articulação com o trade turístico, municípios, instituições de ensino e a comunidade.