A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está em processo de reforma e ampliação de sua sede, localizada na Rua dos Búzios, no bairro Calhau, em São Luís. O novo projeto acrescentará 348,84 m² à estrutura existente, com a construção de duas novas salas de aula e um miniauditório.

Em 2025, a instituição, que atua há 39 anos na formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores do Poder Judiciário, registrou recorde histórico de atividades formativas: foram 464 novas turmas — ante 260 em 2024 — e 18,7 mil certificados de conclusão emitidos até outubro, quase o dobro do ano anterior. Ao todo, foram expedidos 8.168 certificados distintos, com índice de 70,45% de aproveitamento na formação continuada.
A diretora-geral da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, afirmou que a ampliação marca um novo momento na trajetória da escola. “Com quase 40 anos de fundação, a ESMAM tornou-se essencial para a qualidade da Justiça oferecida à sociedade. A escola cresceu além dos seus próprios muros. Essa ampliação simboliza exatamente isso: o desejo de acolher melhor o nosso público, com mais conforto, estrutura e eficiência”, destacou.
Com a expansão, a sede passará a ter 1.849,84 m² de área total, com ambientes modernizados e funcionais. As novas salas terão capacidade para até 50 alunos cada, enquanto o miniauditório poderá receber até 100 pessoas. Atualmente, a instituição oferece formação continuada para cerca de seis mil profissionais em todo o estado.
Parceria institucional
A ampliação é fruto de um termo aditivo firmado entre a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), a ESMAM e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que autorizou a cessão da área destinada ao novo espaço dentro do terreno da AMMA. O projeto é coordenado pela Diretoria de Engenharia do TJMA em parceria com a área administrativa da escola judicial.

