Uema realiza prova do PAES 2026 neste domingo; vestibular oferece quase 6 mil vagas e amplia oferta de cursos

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza neste domingo (30) a aplicação do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026. A prova ocorre em etapa única, e o resultado final está previsto para ser divulgado em 29 de janeiro de 2026.

O exame será realizado nos campi da Uema e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Com duração de cinco horas, a prova — composta por questões objetivas de múltipla escolha e produção textual — será aplicada das 13h30 às 18h30. Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h.

Os candidatos devem portar caneta esferográfica de corpo transparente e tinta azul ou preta, que deverá ser utilizada em toda a avaliação, incluindo a redação. Também é obrigatório apresentar documento de identificação original com foto ou, alternativamente, os documentos digitais e-Título, CNH digital ou RG digital, cada um em seu aplicativo oficial.

Expansão de cursos e novo sistema de vagas

Uma das principais novidades do PAES 2026 é a ampliação da oferta de cursos de graduação. Ao todo, 20 novos cursos presenciais serão ofertados em 12 campi, abrangendo áreas como saúde, tecnologia, ciências humanas e ciências sociais. Entre eles estão Administração (Pedreiras), Agronomia (Colinas), Ciências Econômicas (São Luís e Timon), Educação Especial Inclusiva (São Luís), Enfermagem (Zé Doca), Engenharia da Computação (Caxias), Inteligência Artificial (São Luís), Psicologia (São Luís, Balsas e Santa Inês), entre outros.

No total, serão disponibilizadas 5.980 vagas — 5.130 para a Uema e 850 para a Uemasul. O vestibular adota neste ano um novo sistema de vagas, conforme a Medida Provisória nº 497/2025, que estabelece reserva de 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Dentro desse percentual, metade das vagas será destinada a candidatos com renda per capita igual ou inferior a dois salários mínimos. Também haverá reserva proporcional para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de acordo com dados do IBGE, além de 5% do total de vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Nos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 20% das vagas serão reservadas a candidatos negros.