Polícia Civil investiga escuta clandestina no gabinete da presidente da Câmara de Viana

A Polícia Civil do Maranhão está investigando a instalação de um equipamento clandestino de espionagem no gabinete da presidente da Câmara Municipal de Viana, Lauryfrancy Gomes. A escuta foi encontrada na manhã desta segunda-feira (24).

O dispositivo, descrito como uma pequena caixa preta com dois microfones, estava escondido atrás de um vaso de vidro. Segundo a vereadora, o aparelho já havia chamado atenção na última sexta-feira (21), quando ela ouviu um ruído suspeito e acionou a polícia. Porém, somente agora foi possível confirmar do que se tratava.

Após a denúncia, a área foi isolada e equipes da Polícia Civil recolheram o equipamento. A Delegacia Regional de Viana atuou na remoção do objeto e deu início às investigações.

O material foi encaminhado ao Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), em São Luís, onde passará por exames periciais. Os peritos vão analisar se a escuta gravava ou transmitia áudio em tempo real, além de buscar marcas, componentes ou outros indícios que auxiliem na identificação dos responsáveis. O equipamento também será examinado pelo Instituto de Identificação (Ident).

Em nota, a Polícia Civil informou que todas as providências estão sendo adotadas para esclarecer o caso e localizar os envolvidos na instalação do dispositivo clandestino.