O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de importação de 40% que incidia sobre diversos produtos agrícolas brasileiros. Entre os itens beneficiados estão café, chá, frutas tropicais e seus sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina, conforme lista divulgada pela Casa Branca.

A decisão está formalizada em uma ordem executiva assinada pelo governo norte-americano. No documento, Trump afirma que a medida foi tomada após uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323”. As tratativas, segundo o texto, permanecem em andamento.
O governo dos Estados Unidos também considerou análises de autoridades envolvidas no monitoramento das condições que levaram à declaração de estado de emergência mencionada no decreto. De acordo com essas recomendações, determinadas importações do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional, em razão do “progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil”.
Em anexo, a Casa Branca apresentou a lista dos produtos que deixam de ser impactados pela taxação. Trump afirma que as alterações são “necessárias e apropriadas” para lidar com a emergência nacional estabelecida no Decreto Executivo 14.323.
Com a retirada da tarifa, setores do agronegócio brasileiro que vinham sendo afetados pela barreira comercial devem registrar maior competitividade no mercado norte-americano.

