O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, mantendo o índice estável em relação ao ano passado (26,6%) e abaixo dos registrados em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). O balanço foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9).

“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro, destacando que mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados para a aplicação. Ao todo, 3.240 candidatos foram eliminados por diferentes irregularidades, como uso de materiais proibidos, descumprimento de orientações dos fiscais e saída antecipada com o caderno de questões.
O Enem foi aplicado em 1.805 municípios e mobilizou mais de 300 mil profissionais entre fiscais, aplicadores e equipes de apoio. O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13).
Provas e tema da redação
Neste domingo, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas, além da redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Camilo Santana elogiou o tema, considerando-o relevante e atual. “É um assunto que exige um olhar cuidadoso, pois o país começou a inverter sua curva etária, com o aumento da população idosa”, afirmou. Professores consultados pela Agência Brasil destacaram que o tema estimula debates sobre direitos dos idosos e o combate ao etarismo.
Avaliação positiva
O presidente do Inep, Manuel Palácios, classificou o exame como “lindo” e “maravilhoso”, ressaltando que as provas foram elaboradas com base nas habilidades e conhecimentos previstos nas referências curriculares.
“É uma grande avaliação da conclusão da educação básica no país e um tema importante para discussão nos próximos dias”, afirmou.
Próximas etapas
O segundo dia de provas será no próximo domingo (16), com questões de Ciências da Natureza e Matemática.
A reaplicação do exame está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro, incluindo alunos de cidades do Paraná atingidas por um tornado.
Além de avaliar o desempenho do ensino médio, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo o acesso a universidades públicas por meio do Sisu, e a instituições particulares pelo Prouni e Fies.

