
Na manhã desta quinta-feira (6), uma operação das forças de segurança do Maranhão resultou em uma apreensão recorde de munições no município de Grajaú. A ação, denominada Operação Final Round (“último disparo”), foi coordenada pela 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda e culminou na apreensão de 15.680 munições de diferentes calibres.

De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da operação era cumprir mandados de busca e apreensão em oito locais, entre residências e estabelecimentos comerciais suspeitos de funcionarem como fachada para o comércio ilegal de armas e munições.
Durante as buscas, os agentes apreenderam munições dos calibres .12, .20, .22, .28 e .36, além de 250 estojos de cartuchos, 43 quilos de chumbo e 130 armas brancas, como facas, punhais e canivetes.

Em um dos alvos — um comércio localizado na Rodoviária Municipal de Grajaú — foram encontrados ainda dinheiro em espécie, um veículo Toyota SW4, cofres com indícios de armazenamento de armamento, raticida e cartões de benefícios sociais de indígenas. Parte dos materiais é suspeita de ter origem ilícita. Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.
O delegado regional de Barra do Corda, Brito Júnior, informou que as investigações terão continuidade para identificar todos os envolvidos e desarticular o esquema.
“Vamos dar seguimento às investigações, visando identificar toda a extensão dessa organização que alimenta o crime organizado. Também vamos aprofundar as apurações sobre a retenção de cartões de benefícios sociais de pessoas idosas e vulneráveis, utilizada como forma de cobrança de dívidas”, destacou o delegado.
A operação contou com a participação de policiais civis de Barra do Corda, Grajaú e Chapadinha, além da Polícia Militar, Guarda Municipal de Grajaú e do Centro Tático Aéreo (CTA).

