O Programa Norte Conectado, que instala cabos de fibra óptica pelo leito dos rios da Amazônia, será um dos destaques da Casa Brasil durante a COP30, em Belém (PA). A iniciativa será apresentada em três painéis entre os dias 10 e 21 de novembro, com foco na expansão da conectividade, na inclusão digital e na inovação sustentável na região Norte.
Com investimento estimado em R$ 1,6 bilhão, o programa deve beneficiar mais de 10 milhões de pessoas em seis estados — Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima —, conectando comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.
Conectividade com baixo impacto ambiental
O Norte Conectado utiliza cabos subfluviais, instalados dentro dos rios amazônicos, como o Amazonas, Madeira, Tapajós e Tocantins. O método dispensa a abertura de vias terrestres, evitando o desmatamento e reduzindo o impacto ambiental.
Ao todo, estão previstos cerca de 12 mil quilômetros de cabos ópticos, interligando mais de 70 municípios. A estrutura permitirá o acesso a internet de alta velocidade para serviços de educação a distância, telemedicina, capacitação profissional e atividades econômicas.
Participação na COP30
As discussões na Casa Brasil serão realizadas no estande da *Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela execução do programa sob coordenação do *Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“O Norte Conectado reforça o compromisso da EAF em promover a inclusão digital aliada à preservação da Amazônia, alinhada às diretrizes de justiça climática e desenvolvimento sustentável, temas centrais da COP30”, destacou Leandro Guerra, CEO da EAF.
Atualmente, o programa conta com dez rotas interligadas, formando um grande anel óptico na região amazônica. A EAF é responsável pelas Infovias 02, 03, 04, 06, 07 e 08, além da revitalização do Programa Amazônia Conectada, que será integrado ao Norte Conectado.
Programação do Norte Conectado na Casa Brasil — COP30
Transmissão ao vivo: www.casabrasilcop30.com.br/cast
11/11 — 19h30 às 20h30
Painel: 5G e Novas Tecnologias: Inovação e Inclusão Digital no Futuro da Conectividade
Participantes: Frederico Siqueira (MCom), Christian Gebara (Vivo), Alberto Griselli (TIM), José Felix (Claro)
Mediação: Juarez Quadros (ex-MCom / ex-Anatel)
12/11 — 14h às 15h
Painel: Norte Conectado — Implantação e Expansão da Infraestrutura Óptica na Amazônia
Participantes: Leandro Guerra (EAF), Antonio Parrini (EAF), Hermano Tercius (MCom), Edson Holanda (Anatel), Juscelino Filho (Câmara Federal)
Mediação: a confirmar
13/11 — 18h às 19h
Painel: Conexão e Inclusão Digital nas Infovias Amazônicas
Participantes: Guilherme Gitahy (UEA), Alexandre Freire (Anatel), Hermano Tercius (MCom), Octavio Pieranti (Anatel)
Mediação: Patricia Abreu (EAF)
Durante o evento, a EAF também manterá um estúdio de podcast na Casa Brasil para gravação de entrevistas e conteúdos sobre conectividade e sustentabilidade. As atualizações serão divulgadas nas redes sociais da entidade (@eafconecta no Instagram, LinkedIn e YouTube).
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao MCom. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3,5 GHz, essencial para o 5G, a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado, a implantação das infovias amazônicas e a criação de redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Saiba mais: eaf.org.br
Flickr: flickr.com/photos/eafconecta/albums
Contato: imprensa@eaf.org.br

