Lucas Fonseca encerra temporada histórica com Top 5 no Mundial Sub-21 de Fórmula Kite em Portugal

Um dos principais nomes da nova geração da vela mundial, o kitesurfista maranhense Lucas Fonseca encerrou a temporada de 2025 com mais um resultado expressivo. O atleta conquistou o 5º lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Kite Sub-21, realizado entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, na Praia da Vitória, nos Açores, em Portugal.

Com o desempenho, Lucas — que conta com os patrocínios do Governo do Maranhão e da Potiguar, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte — alcançou a 6ª posição no ranking mundial masculino da categoria, somando 602 pontos.

A performance de destaque em Portugal coroa uma temporada histórica para o jovem atleta, que acumulou conquistas importantes em 2025. Em agosto, Lucas faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Sub-23, realizados no Paraguai, garantindo vaga no Pan de 2027, em Lima, no Peru. Logo depois, foi o melhor atleta das Américas no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, onde terminou em 12º lugar na classificação geral.

“A disputa do Mundial Sub-21 foi uma grande experiência, e a temporada foi incrível. Cada prova, cada regata e cada desafio ao longo do ano me fizeram crescer muito como atleta e como pessoa. Sou imensamente grato à minha família, aos meus treinadores, equipe, patrocinadores e a todos que me apoiaram e torceram por mim. Agora é hora de recarregar as energias e voltar ainda mais forte para a próxima temporada”, destacou Lucas Fonseca.

Com apenas 19 anos, sendo 10 deles dedicados ao kitesurf, Lucas mantém uma trajetória de conquistas consistentes. Em 2024, foi campeão mundial da juventude, também na Itália, e terceiro colocado no Sertões Kitesurf, o maior rali de kite do mundo. Na mesma temporada, integrou o Programa de Vivência Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil (COB), nos Jogos de Paris 2024, voltado para a formação de jovens talentos.

O maranhense já havia conquistado o bronze no Mundial Sub-21 de 2024, em Gizzeria, na Itália, e a quarta colocação nos Mundiais Sub-21 e Sub-19 de 2023, além de ser bicampeão brasileiro e pan-americano Sub-21 nos anos de 2022 e 2023.

Lucas Fonseca conta com os patrocínios do Governo do Maranhão e da Potiguar, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além dos apoios do Time Brasil, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), da Energisa, da Icatu Vanguarda, da Ocean Kite Point e do Programa Bolsa Atleta.

Deixe um comentário