Lucas Fonseca representa o Maranhão no Mundial Sub-21 de Kitesurf em Portugal

Revelação do esporte maranhense e um dos principais talentos da nova geração da vela mundial, o kitesurfista Lucas Fonseca está na reta final de preparação para o Campeonato Mundial de Fórmula Kite Sub-21, uma das competições mais importantes da temporada. O evento começa neste domingo (26) e segue até o dia 1º de novembro, na Praia da Vitória, nos Açores, em Portugal, reunindo as principais promessas da modalidade.

Com apenas 19 anos, Lucas embarca para o Mundial com a confiança em alta após uma série de resultados expressivos em 2025. Em agosto, o atleta conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Sub-23, realizados no Paraguai, garantindo vaga para o Pan de 2027, em Lima, no Peru. Pouco depois, foi o melhor kitesurfista das Américas e terminou em 12º lugar geral no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, disputado em Cagliari, na Itália.

Além do ótimo desempenho recente, o maranhense vem acumulando conquistas nos últimos anos. Em 2024, Lucas faturou o bronze no Mundial Sub-21 de Gizzeria, na Itália, e, em 2023, ficou em quarto lugar no Mundial Sub-21 e Sub-19. Agora, o objetivo é claro: conquistar o tão sonhado título mundial.

“Estou muito otimista e confiante para o Mundial em Portugal, principalmente depois dos excelentes resultados desta temporada. Quero lutar pelas primeiras colocações e seguir firme no meu maior objetivo, que é a vaga olímpica para Los Angeles 2028”, afirmou o atleta.

Com dez anos dedicados ao kitesurf, Lucas Fonseca já soma uma carreira marcada por feitos importantes. Foi campeão mundial da juventude em 2024, na Itália, terceiro colocado no Sertões Kitesurf – o maior rali de kite do mundo – e bicampeão brasileiro e pan-americano Sub-21 em 2022 e 2023.

O atleta integra o Programa de Vivência Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que prepara jovens promissores para futuras edições das Olimpíadas.

Lucas Fonseca conta com o apoio do Governo do Maranhão e da Potiguar, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além dos patrocínios do Time Brasil, Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Energisa, Icatu Vanguarda, Ocean Kite Point e do Programa Bolsa Atleta.