Oito pessoas são presas em operação contra grupo que aplicava golpes em idosos em São Luís

Uma operação da Polícia Civil do Maranhão realizada na manhã desta terça-feira (14) em São Luís resultou na prisão de oito pessoas suspeitas de integrar um grupo que aplicava golpes contra idosos na capital. Pelo menos 14 vítimas foram identificadas nos crimes de estelionato, roubo e extorsão.

De acordo com a corporação, seis pessoas foram presas preventivamente no Residencial Amendoeiras, na região do Maracanã, por associação criminosa, roubo e furto, sendo que três já utilizavam tornozeleira eletrônica.

Outros dois suspeitos foram detidos no Residencial Ribeira por participação em um caso de extorsão mediante sequestro, ocorrido no ano passado. Na ocasião, a dupla obrigou um casal a transferir R$ 15 mil via Pix, mantendo as vítimas sob ameaça de armas de fogo e em cativeiro por cerca de duas horas, durante as quais sofreram agressões e humilhações. Dois envolvidos nesse crime já haviam sido presos no início do ano.

Como agiam os criminosos

As investigações começaram em março deste ano, após a prisão em flagrante de quatro integrantes da organização criminosa, que tentaram aplicar um golpe contra uma mulher. Os suspeitos atuavam principalmente nas proximidades de agências bancárias, usando a tática de “objetos perdidos”: eles deixavam cair um item de valor para que a vítima encontrasse e, em seguida, ofereciam recompensa em dinheiro (100 a 200 reais).

“Para atrair as vítimas, eles se mostravam muito gratos e ofereciam recompensa, conduzindo-as a um local onde os objetos eram subtraídos”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida.

Quando as vítimas percebiam a farsa ou se recusavam a entregar os objetos, eram roubadas pelos criminosos. Uma das vítimas sofreu prejuízo superior a R$ 50 mil, e outras tiveram cartões usados pelos criminosos para compras diversas.

Os suspeitos foram levados à delegacia, onde prestaram depoimento, e devem ser encaminhados ao sistema penitenciário ainda nesta terça-feira. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros integrantes do grupo criminoso.

Deixe um comentário