Festival Ocupação Barroca SLZ abre inscrições para a 6ª edição em São Luís

Desde 2020, as ruas Isaac Martins de Barrocas, Graça Aranha e a Praça Manoel Beckman, no Centro Histórico de São Luís, se transformam em um verdadeiro território de arte e cultura. É nesse cenário que acontece a “Ocupação Barroca SLZ – Festival Multilinguagens de Arte Urbana e Cultura de Rua”, evento anual que reúne artistas locais, nacionais e internacionais em torno de expressões como grafite, lambe-lambe, performances e manifestações populares.

Criada há cinco anos pelo artista maranhense João Almeida, conhecido como Opedefeijão, a iniciativa nasceu com a proposta de ressignificar o patrimônio histórico da capital maranhense como um espaço de convivência e criação coletiva. O projeto começou com uma convocação on-line para artistas enviarem suas obras — digitais ou físicas — que foram aplicadas nos muros da Rua Isaac Martins Barroca.

Edição 2025

A 6ª edição da Ocupação Barroca SLZ, ampliada para 2025, será realizada entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Centro Histórico de São Luís — reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O evento é gratuito e aberto ao público, com uma programação que vai de intervenções visuais (como colagens, grafites e lambe-lambe) a apresentações musicais, danças urbanas, performances, oficinas, rodas de conversa e feira de economia criativa.

“O objetivo é fortalecer este evento como uma plataforma acessível, colaborativa e democrática de arte urbana, em diálogo com o patrimônio histórico de São Luís”, explica João Almeida. Ele destaca ainda o papel da Ocupação em fomentar intercâmbios entre artistas do Maranhão, do Brasil e da América Latina, promovendo visibilidade especialmente para coletivos periféricos, artistas negros, indígenas, LGBTQIAPN+, PCDs e imigrantes.

Inscrições abertas

As inscrições seguem até 26 de outubro, por meio do link https://linktr.ee/ocupacaobarroca. O resultado será divulgado no dia 5 de novembro, no perfil oficial da Ocupação Barroca SLZ no Instagram (@ocupacaobarrocaslz).

Serão selecionadas oito propostas artísticas maranhenses, e cada artista ou coletivo contemplado receberá um aporte de R$ 1.000 para a produção da obra ou ação. As linguagens contempladas incluem intervenções urbanas, instalações, performances, danças, apresentações cênicas e manifestações de rua, como batalhas, hip-hop, slam, poesia e circo.

Arte e memória viva

O projeto, financiado pelo Edital Nº 19.2024 – Mais Festivais e Mostras, da Lei Paulo Gustavo, conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e do Governo do Maranhão.

Premiada em 2021 com o 1º lugar no Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos, na categoria “Poder Público e Participação Popular”, a Ocupação Barroca SLZ consolida-se como uma referência de arte pública colaborativa, que entende o patrimônio histórico como um elemento vivo e em constante transformação.

Entre 2020 e 2024, o festival alcançou cerca de 1.500 pessoas, reunindo artistas de várias regiões do Brasil e de países como França, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Além das expressões artísticas, o evento envolve também vendedores ambulantes, voluntários e a comunidade local, reafirmando seu papel como um movimento de arte e cidadania no coração de São Luís.