Crianças e adolescentes de até 15 anos já podem atualizar a Caderneta Nacional de Vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em unidades de saúde de todo o país.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 6,8 milhões de doses foram disponibilizadas neste mês das crianças, além do repasse de R$ 150 milhões às gestões de saúde locais para a organização das ações. Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a segurança e eficácia das vacinas no controle de doenças preveníveis.
Entre as vacinas disponibilizadas estão: BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócicas C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.
Reforço da campanha
Para ampliar a adesão, o Ministério utilizará chamadas pelo aplicativo Meu SUS Digital, com expectativa de alcançar 40 milhões de pessoas. O app permite acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança, acompanhar a situação vacinal e prever próximas doses em tempo real.
Cobertura vacinal
O Ministério aponta que, entre 2022 e 2024, houve aumento de 17% na imunização contra pólio e de 40% na vacinação com a tríplice viral. A imunização contra o sarampo será reforçada para pessoas de 12 meses a 59 anos, em resposta ao crescimento de casos na América do Norte.
Dia D de mobilização
O Dia D ocorrerá em 18 de outubro, com funcionamento especial das unidades de saúde, buscando garantir que todas as crianças recebam as vacinas. O ministro Padilha ressaltou que o dia será estratégico para mobilizar localidades com maior concentração de crianças e reforçar a proteção vacinal em todo o país.

