O governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez um alerta na noite dessa quinta-feira (2) sobre os riscos de intoxicação por metanol em bebidas destiladas, especialmente as incolores. Em publicação nas redes sociais, ele destacou que a substância “tem provocado mortes no país” e pediu que a população siga as orientações de prevenção.

O comunicado ocorreu após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgar que o Brasil já registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol, sendo 11 confirmadas em laboratório. A maioria dos casos foi registrada em São Paulo (53), além de cinco em Pernambuco e um no Distrito Federal. No Maranhão, até o momento, não há ocorrências.
Para enfrentar a situação, o Ministério da Saúde informou que foi estabelecido um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais, além da compra de 4.300 ampolas do produto, que serão distribuídas a centros de referência e unidades de saúde.

Em São Luís, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforçou que não há casos suspeitos de intoxicação. A pasta destacou que a fiscalização de bares, restaurantes, distribuidoras e demais pontos de venda de bebidas alcoólicas é realizada pela Vigilância Sanitária, que verifica condições de armazenamento e procedência dos produtos. Bebidas suspeitas, adulteradas ou sem registro no Ministério da Agricultura são apreendidas e destruídas, podendo resultar na interdição temporária ou definitiva dos estabelecimentos.

