Festival da Farinha movimenta zona rural e Centro Histórico de São Luís

A quarta edição do Festival da Farinha de São Luís começa neste sábado (27), na Praça do Coquilho, zona rural da capital, e segue no dia 3 de outubro, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico. O evento é promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e reúne produtores locais, atrações culturais e concursos gastronômicos.

Na abertura, a programação contará com apresentação teatral da Semapa, com a peça “Papo de Comadres”, que aborda a importância do Selo SIM-SL, além de grupo de cacuriá, shows musicais e o anúncio do vencedor do concurso do melhor prato feito à base de macaxeira.

No local, cerca de 60 produtores da zona rural vão expor e comercializar produtos derivados da mandioca, com destaque para a farinha, fortalecendo a agricultura familiar e a economia local.

Capacitação dos agricultores

Antes do festival, os produtores participaram do curso “Melhoria da Qualidade da Farinha”, promovido em parceria com a Embrapa Maranhão e ministrado pelo pesquisador José de Ribamar Costa Veloso. O treinamento, presente desde a primeira edição do evento, ensina técnicas de fabricação, boas práticas de higiene e manuseio da massa. As formações ocorreram em comunidades como Tinaí, Assentamento Conceição e Cajupary, entre os dias 11 e 19 de setembro.

Concursos e prêmios

Este ano, a Semapa vai distribuir R$ 28 mil em premiações, divididas entre as seguintes categorias:

  • Melhor Farinha Amarela
  • Melhor Farinha Gourmet
  • Melhor Prato à Base de Mandioca
  • Mulher Empreendedora Rural (voltada exclusivamente às agricultoras da zona rural)

Histórico

Criado em 2022, o Festival da Farinha se consolidou como vitrine da produção local, reunindo concursos, apresentações culturais e exposições. Em 2024, ganhou novos espaços, como a Rua do Egito e o Mirante da Cidade, onde foi realizada a mostra “Farinhas de São Luís e suas Histórias”.

Deixe um comentário