Itapecuru Mirim firma primeira parceria internacional com empresa chinesa

A cidade centenária de Itapecuru Mirim terá, pela primeira vez, um empreendimento em parceria com uma empresa chinesa. A iniciativa, articulada pela vereadora e professora Cláudia, em colaboração com a Confederação Nacional da Agricultura Familiar (CONAF), é considerada um marco econômico e social para o município e região.

Segundo a parlamentar, o projeto busca impulsionar o empreendedorismo local, gerando emprego e renda, com foco na valorização da agricultura familiar. “Com o propósito de ver minha cidade inserida no processo de desenvolvimento local e sustentável, iniciei as tratativas junto à confederação, que já atua aproximando parcerias internacionais”, explicou.

A presidente da CONAF, Sandra Aguiar, destacou que a parceria abre caminho para um crescimento econômico sustentável. “Os chineses demonstraram grande interesse e a proposta é iniciar a implantação em assentamentos e comunidades rurais, com destaque para a produção de frango, produto altamente requisitado na China”, afirmou.

A representante da empresa chinesa Kichein anunciou que o investimento previsto é de mais de R\$ 100 milhões, com estimativa de produção de 1 milhão de frangos por mês. O projeto também inclui a construção de galpões aviários em quatro municípios, gerando emprego nas cidades vizinhas.

De acordo com o planejamento inicial, a operação de criação, abate e produção de ração deve começar em junho de 2026. Além disso, outras tratativas estão em andamento para ampliar a cooperação com a China, incluindo iniciativas na cadeia produtiva do babaçu no Maranhão.

Deixe um comentário