A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizada em 228 municípios dos 27 estados brasileiros, repetindo o modelo da primeira edição, com aplicação descentralizada das provas em dois dias e dentro de um raio máximo de 100 quilômetros da residência dos candidatos.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a medida busca democratizar o acesso ao serviço público, reduzindo custos de deslocamento para os participantes. Ao todo, o chamado “Enem dos concursos” registrou 761.528 inscrições confirmadas, oriundas de 4.951 municípios.
No ato da inscrição, cada candidato escolheu a cidade de prova, sem possibilidade de alteração.
Provas
O primeiro dia de provas, marcado para 5 de outubro, será destinado apenas às objetivas. Os candidatos aprovados nessa etapa e convocados farão as discursivas em 7 de dezembro.
Os inscritos que concorrem pela reserva de vagas para negros passarão por procedimento de confirmação complementar da autodeclaração, em cronograma a ser divulgado por editais específicos.
Cartão de inscrição
Os locais exatos de aplicação só poderão ser consultados individualmente a partir de 22 de setembro, com a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição no portal do CPNU. O documento informará número de inscrição, endereço do local de prova, datas e horários, além da confirmação do uso de nome social e de atendimentos especializados solicitados.

