Uma ação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) resultou em uma grande apreensão de drogas nesta terça-feira (2), em Imperatriz, no oeste maranhense. Durante a operação, realizada em uma residência no bairro Nova Imperatriz, região conhecida como Quatro Bocas, os policiais encontraram 41 tabletes de cocaína e cinco de crack, além de uma escopeta calibre 12, cerca de 40 munições, um carregador, três balanças de precisão, uma motocicleta e uma prensa utilizada no refino dos entorpecentes.
A ação integra a Operação Impacto, que vem reforçando o policiamento ostensivo em todo o Maranhão. De acordo com a PM, o imóvel havia sido invadido por criminosos para servir como ponto de apoio ao tráfico. O suspeito que estava no local conseguiu fugir ao perceber a chegada das equipes.
Segundo o tenente-coronel Emerson Costa, comandante do Policiamento de Área da Região Tocantina, a apreensão representa “um duro golpe para o tráfico”, fruto do trabalho de inteligência da corporação. Todo o material foi encaminhado à Delegacia Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Imperatriz.
A operação contou com equipes da Inteligência da PM, Batalhão de Motopatrulhamento, Grupo de Operações Especiais (GOE), Comando de Policiamento de Área do Interior (CPAI-3) e apoio da Guarda Municipal, que utilizou cães farejadores.
Operação Impacto
Deflagrada no fim de agosto, a Operação Impacto mobiliza 1.500 policiais e 400 viaturas em todo o estado, além do efetivo regular, com o objetivo de intensificar a repressão à criminalidade. Desde o início das ações, a Região Tocantina já registrou apreensão de armas de fogo e recuperação de veículos roubados.
Reforço na segurança
Nos últimos três anos, a região também recebeu reforços estruturais, como novas viaturas, ampliação da inteligência policial e a reforma do Complexo da Perícia Oficial da Região Tocantina, entregue em 2024. O espaço ganhou equipamentos de ponta, como uma Câmara de Cianoacrilato para revelação de impressões digitais e o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), além de um setor exclusivo para atendimento a mulheres vítimas de violência sexual.
No ano passado, a região ainda recebeu 100 policiais militares de forças especializadas de São Luís, que atuaram na Operação Escudo, voltada à redução dos índices de criminalidade nos municípios tocantinos.

