Tarifa de energia sobe 17,46% e afeta mais de 2 milhões de consumidores no Maranhão

Começou a valer, nesta quinta-feira (28), o reajuste de 17,46% na tarifa de energia elétrica para consumidores residenciais no Maranhão. A medida atinge cerca de 2,2 milhões de pessoas em todos os municípios do estado.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento faz parte do processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP), realizado a cada cinco anos. O reajuste leva em conta os custos de distribuição, transporte e aquisição de energia, além da remuneração de investimentos da distribuidora Equatorial Maranhão e o pagamento de encargos setoriais destinados a políticas públicas.

Em São Luís, a inflação acumulada em 12 meses entre abril de 2024 e março de 2025 foi de 5,39%, índice três vezes menor que o reajuste aplicado na conta de luz. O aumento deve pressionar a inflação no estado, que vinha em queda nos últimos meses, conforme dados do IBGE.

Procurada para detalhar os investimentos que justificariam o aumento, a Equatorial Maranhão afirmou apenas que o reajuste segue determinação da RTP, prevista em contrato de concessão. Em nota, a empresa destacou que a revisão avalia custos, eficiência e qualidade do serviço, além de encargos de geração e transmissão de energia.

A distribuidora também reforçou o compromisso de continuar fornecendo energia de qualidade aos mais de 2,8 milhões de consumidores atendidos nos 217 municípios maranhenses.

Deixe um comentário