Grupo Mateus inaugura unidade do Mix Mateus no bairro Anjo da Guarda, em São Luís

O Grupo Mateus, terceira maior empresa de varejo alimentar do Brasil e a maior do Norte e Nordeste, inaugurou nesta sexta-feira (29) mais uma unidade do seu modelo de atacarejo em São Luís: o Mix Mateus Anjo da Guarda, localizado na Avenida dos Portugueses, no tradicional bairro da área Itaqui-Bacanga.

A abertura ocorre apenas uma semana após a inauguração da unidade em Feira de Santana (BA), reforçando o ritmo acelerado do plano de expansão da companhia. Somente em 2025, já são cinco novas lojas no Maranhão, incluindo um supermercado em São Mateus, duas unidades da bandeira Camiño (Parque Atenas, em São Luís, e Porto Franco) e um Mix Mateus em Rosário.

Com 3,6 mil m² de área de vendas, a nova loja oferece 230 vagas de estacionamento para carros e 69 para motos, além de 26 checkouts e setores completos de hortifrúti, peixaria, padaria, açougue, frios e o Boteco Gelado. O empreendimento gerou 329 novos empregos diretos, somando-se aos quase 60 mil colaboradores do grupo em todo o país.

Expansão e trajetória

A inauguração integra as comemorações de 39 anos do Grupo Mateus, fundado em 1986, no município de Balsas (MA). De um pequeno armazém, a empresa se consolidou como referência nacional, atuando em diversos segmentos: varejo alimentar, atacarejo, atacado, móveis, eletrodomésticos, panificação industrial e e-commerce.

Segundo o CEO da companhia, Jesuíno Martins, a expansão no estado reflete o compromisso com o desenvolvimento local:

“Inaugurar mais uma loja no Maranhão, especialmente em um bairro tão populoso quanto o Anjo da Guarda, mostra que seguimos crescendo sem perder nossa essência e o compromisso com a região.”

Números do grupo

Atualmente, o Grupo Mateus possui 274 lojas em operação, sendo 97 de atacarejo, 81 de varejo e 95 de eletro. Somente no Maranhão, são 140 unidades. A empresa também está presente em outros estados: 70 no Pará, 11 no Piauí, 14 no Ceará, 10 na Bahia, 13 em Pernambuco, 3 em Sergipe, 4 em Alagoas e 9 na Paraíba.

No acumulado de 2025, já foram 11 inaugurações, em linha com a estratégia de consolidar a liderança regional e ampliar a presença no Norte e Nordeste.