O Maranhão será palco do 29º Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, promovido pela Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS Brasil). A competição, que reunirá mais de 400 atletas de todo o país, acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro, no Ginásio Castelinho, em São Luís, e servirá como seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade, previsto para 2026.
O Time Maranhão de Karatê chega como uma das grandes forças do karatê shotokan brasileiro, após desempenho de destaque no Campeonato Pan-Americano, realizado em julho, em Vitória (ES). Na ocasião, sete atletas maranhenses da Academia Seiryükan representaram o Brasil e conquistaram 21 medalhas, sendo oito de ouro, seis de prata e sete de bronze.
“Estamos preparando ainda mais atletas para o Campeonato Nacional que será em São Luís. Vai ser um grande evento e uma grande festa já pensando no Mundial do ano que vem. A equipe está bem e muito motivada”, destacou o sensei Marco Aurélio Mota.
Entre os nomes com boas chances de medalha está o carateca Vítor Moraes, que conquistou três bronzes no Pan, incluindo na disputa de Kata por Equipes (17 a 19 anos), ao lado dos também maranhenses Daniel Caripunas e Micael Silva. O trio busca agora transformar os pódios em ouros no Nacional.
“Mesmo depois do Pan, intensificamos os treinos para representar o Maranhão da melhor forma. Vamos dar o nosso melhor diante da nossa torcida”, afirmou Vítor Moraes.
Além das disputas, a programação em São Luís contará com atividades paralelas. No dia 23 de outubro, será realizado um Master Camp com instrutores da JKS Brasil, e no dia 24, uma clínica de arbitragem e exame de faixa.
Histórico de conquistas
Nas últimas duas edições do Campeonato Nacional, o Maranhão foi destaque. Em 2023, a equipe conquistou 33 medalhas, e em 2024, outras 22. O desempenho garantiu a convocação de oito atletas da Academia Seiryükan para o Mundial de Karatê Shotokan no Japão, realizado no ano passado.

