Na tarde dessa quarta-feira (27), uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) resultou na prisão de cinco pessoas em Açailândia, a 567 km de São Luís. Os suspeitos são apontados como integrantes de um grupo criminoso envolvido em roubo de carga, associação criminosa, adulteração veicular, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

A operação teve início após informações de que um caminhão, com sinais de clonagem, estaria ligado ao roubo de uma carga de brinquedos ocorrido na noite anterior em Araguaína (TO). O veículo foi localizado em um posto às margens da BR-222, conhecido como Posto Bambu, em ação coordenada com a Agência Local de Inteligência do 26º BPM da PMMA.

Durante a abordagem, os policiais também interceptaram um automóvel que acompanhava o caminhão. Dentro dele, foram encontradas nove caixas de brinquedos da carga roubada, um revólver calibre .38 municiado em um compartimento oculto, além de plaquetas veiculares adulteradas, cartelas de anfetaminas (“rebites”) e uma mochila.

No caminhão, a fiscalização constatou adulterações nos elementos identificadores, confirmando que se tratava de um veículo furtado em Balsas (MA). Placas falsas e entorpecentes também foram apreendidos.
Segundo a PRF, os dois veículos atuavam em conjunto, sendo o automóvel responsável por dar apoio logístico ao transporte da carga. Parte da mercadoria havia sido deixada em Buriticupu (MA), mas parte foi recuperada durante a operação.
Foram presos quatro homens, de 19, 32, 44 e 45 anos, além de uma mulher de 34 anos. Eles foram encaminhados à Polícia Civil em Açailândia, juntamente com os veículos, a carga recuperada, a arma e os entorpecentes.
Os suspeitos devem responder por associação criminosa, roubo de carga, porte ilegal de arma de fogo, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e porte de drogas para consumo.

