Operação Maranhão Sem Queimadas atua em mais de 90 municípios no combate a incêndios florestais

Municípios como Grajaú, Imperatriz, Balsas, Estreito, Carolina, Colinas e Mirador — onde fica o Parque Estadual — estão no foco da 6ª edição da operação Maranhão Sem Queimadas – Protetores do Bioma, iniciativa do Governo do Estado que reúne mais de 90 cidades no combate e prevenção às queimadas ilegais e incêndios florestais.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) concentra efetivos e equipamentos nas regiões estratégicas, garantindo resposta rápida às ocorrências. De acordo com o comandante-geral, coronel Célio Roberto, a estrutura da operação vem sendo aprimorada a cada edição.

“Contamos com tecnologia, ação direta, parcerias com órgãos municipais e o envolvimento das comunidades”, afirmou.

As ações são baseadas em focos de incêndio detectados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), parceira da operação. O trabalho já coloca o Maranhão como o estado que mais avançou no combate a incêndios florestais nos últimos dois anos, com crescimento de 295% nas ações, segundo o Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O coordenador estadual, coronel Cleyton Cruz, atribui o sucesso ao planejamento e à descentralização: “Equipes treinadas em todos os polos permitem resposta imediata, evitando que o fogo se alastre”. Já o major Jeremias Freire, que atua em Carolina, destacou o trabalho preventivo nas áreas rurais para evitar o uso do fogo na limpeza de terrenos.

Em Grajaú, o capitão Kleyton Martins ressaltou a importância da integração com órgãos ambientais e a população, enquanto no polo de Estreito, o major Izaac Matos enfatizou o uso de drones, viaturas e equipamentos individuais para acessar áreas de difícil alcance.

Com resultados positivos e forte apoio municipal, a expectativa é que a operação se consolide como modelo de ação sustentável e integrada, reduzindo impactos ambientais e protegendo vidas e a biodiversidade no Maranhão.