Localizado estrategicamente no Centro Histórico de São Luís e com área de intervenção de 6.386 m², o novo Terminal de Passageiros de Transporte Alternativo do Bacanga está em fase final de construção e deve transformar a mobilidade entre a capital e municípios da Baixada Maranhense.
A obra, iniciada em maio de 2024 pelo Governo do Estado, é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) em parceria com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). A previsão é de entrega ainda este ano, atendendo a uma demanda aguardada há anos por milhares de passageiros.
O projeto inclui:
- Reconstrução da área de acesso de vans, carros e ônibus, com 3.210 m² em blocos pré-moldados;
- Cobertura metálica com telha térmica para áreas de embarque e principal;
- 24 bancas comerciais, 4 bilheterias, 2 banheiros (inclusive PCD), salas administrativas e de apoio;
- 16 baias para vans e 4 baias para ônibus, além de estacionamento para veículos particulares;
- Mobiliário urbano com bancos de concreto e faixas de pedestres elevadas;
- Iluminação reforçada com postes metálicos, refletores e pendentes;
- Paisagismo com grama, árvores de médio porte e palmeiras imperiais.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, o novo terminal representa um avanço significativo para o transporte alternativo.
“Essa construção é uma resposta às necessidades dos passageiros. Detectamos a carência de conforto nas instalações existentes e o governador Carlos Brandão determinou intervenção imediata. Já estamos na reta final e, em breve, os usuários vão desfrutar do conforto das novas instalações”, afirmou.
Com o novo espaço, as viagens entre São Luís e os municípios vizinhos devem ganhar mais conforto, segurança e eficiência, além de melhores condições para comerciantes que atuam no local.

