Governo do Maranhão lança maior preparatório online gratuito para ENEM e PAES 2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta terça-feira (12), as aulas do Preparatório PAES UEMA ENEM 2025, projeto da Plataforma Gonçalves Dias voltado para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (PAES/UEMA).

Considerado o maior curso intensivo gratuito do estado, o preparatório deste ano terá 30% a mais de carga horária e novas ferramentas pedagógicas. “Estamos democratizando o acesso à educação de qualidade. Ampliamos o conteúdo e inovamos para oferecer a melhor preparação possível aos nossos estudantes”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Jandira Dias, na aula inaugural.

Em 2024, o projeto registrou 19.393 horas de aulas, alcançando milhões de estudantes em todo o Maranhão. O canal oficial no YouTube, com 70.800 inscritos, ultrapassou 1 milhão de visualizações.

A principal novidade desta edição é o sistema de simulados inteligentes, que gera relatórios personalizados de desempenho, apontando pontos fortes e conteúdos que precisam de reforço.

“É como um raio-X do conhecimento de cada estudante”, explicou o superintendente de Informação e Avaliação do Desempenho Educacional, Pedro Alcântara.

Além disso, o curso mantém aulas diárias ao vivo, material didático exclusivo acessível por QR Code e um banco com mais de 5 mil questões comentadas de provas anteriores. Todo o conteúdo segue o modelo TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo do ENEM.

O primeiro simulado está marcado para 15 de setembro, com 180 questões no formato do exame. A expectativa é que mais de 15 mil estudantes participem desta edição, que seguirá até a véspera das provas. Para se inscrever, basta acessar o canal “Plataforma Gonçalves Dias” no YouTube e ativar as notificações.

“Este preparatório é mais do que aulas: é uma política pública transformadora que ajuda jovens maranhenses a conquistar um lugar nas universidades”, reforçou Jandira Dias.