A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) lança nesta terça-feira (5) duas iniciativas estratégicas para intensificar a busca por pessoas desaparecidas no estado. A apresentação oficial dos programas acontece às 9h30, durante coletiva de imprensa no auditório da SSP, na Vila Palmeira, em São Luís.
A primeira medida é o Projeto Esperança, coordenado pela Perícia Oficial do Estado, com foco na coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. O material genético contribuirá para a ampliação do banco de perfis genéticos, facilitando a identificação de vítimas em todo o Maranhão.
A coleta será realizada de 5 a 8 de agosto nas cidades de São Luís, Imperatriz, Timon, Caxias, Balsas e Santa Inês. A ação conta com a atuação integrada de órgãos como o Instituto de Genética Forense (IGF), Instituto Médico Legal (IML), Polícia Civil, Central de Custódia de Vestígios Criminais (Cecrim) e o Centro de Inteligência da SSP, responsável pelo Disque-Denúncia Maranhão, que também recebe informações sobre pessoas desaparecidas.
A segunda iniciativa é a implantação do Amber Alert, coordenada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Proteção à Pessoa (DPP/SHPP). O sistema de alerta emergencial será ativado nas plataformas do grupo Meta (Facebook e Instagram) em casos de desaparecimento ou sequestro de crianças, permitindo ampla divulgação de características da vítima e possíveis suspeitos. A ferramenta é fruto de parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a empresa Meta.
As ações fazem parte de uma mobilização nacional liderada pelo MJSP, com o objetivo de reforçar políticas públicas de busca e localização de pessoas desaparecidas em todo o país.

