Homem é condenado a 12 anos de prisão por tentativa de feminicídio em São José de Ribamar

Em sessão do Tribunal do Júri realizada pela 2ª Vara Criminal de São José de Ribamar, o réu Clemilson Freire Souza foi condenado a 12 anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado contra sua ex-companheira, identificada pelas iniciais J.V. O julgamento ocorreu no Plenário do Fórum de Ribamar, sob a presidência do juiz Mário Márcio de Almeida Sousa, titular da unidade judicial.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime aconteceu no dia 12 de outubro de 2011, na residência da vítima, localizada no bairro Parque Vitória. Conforme apurado no processo, Clemilson atacou a ex-companheira com diversos golpes de faca, atingindo mãos, rosto e tórax. A mulher só sobreviveu porque se fingiu de morta para cessar as agressões.

Em decorrência dos ferimentos, a vítima ficou por um período incapacitada para realizar suas atividades habituais, especialmente por conta dos cortes profundos nas mãos. A motivação do crime, segundo a investigação policial, foi o inconformismo do réu com o fim do relacionamento. Em depoimento, Clemilson confessou o crime.

Tentativa de desclassificação foi negada

Durante o julgamento, a defesa tentou desqualificar o crime para lesão corporal grave, mas o Conselho de Sentença rejeitou o pedido. O júri reconheceu a tentativa de homicídio qualificado, considerando os agravantes de *motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

“Fica o réu condenado, em razão da prática de tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que tornou impossível a defesa da ofendida”, destacou o juiz Mário Márcio na sentença.

Em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (Tema 1068 – repercussão geral), o magistrado determinou a imediata execução da pena e decretou a prisão de Clemilson Freire Souza, que deverá ser recolhido à unidade prisional correspondente, ficando à disposição da Justiça.