Violência assusta moradores e mobiliza autoridades em São José de Ribamar

A cidade de São José de Ribamar, localizada na Região Metropolitana de São Luís, vive uma onda crescente de violência que tem preocupado moradores e mobilizado as autoridades estaduais. O caso mais recente e emblemático foi o assassinato de Klysmann França, de 28 anos, ocorrido na quarta-feira (16). Segundo informações, ele trabalhava como motorista de transporte alternativo, foi assaltado e morto.

Em resposta ao clima de insegurança, populares realizaram, na tarde desta quinta-feira (17), uma caminhada pela paz, percorrendo ruas do Centro da cidade e pedindo providências urgentes das autoridades.

O delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida, informou que a Secretaria de Segurança Pública já acompanha de perto os casos. “Não é um fato silencioso. Ontem mesmo já tivemos a segunda reunião com a Polícia Militar para definir uma forte resposta à criminalidade naquela região leste”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, também se posicionou sobre o caso: “Determinamos operações contundentes contra o crime. Não aceitaremos que esses criminosos tirem a tranquilidade da sociedade maranhense. Ribamar terá atenção especial.”

Como parte da resposta imediata, uma operação policial foi deflagrada nesta quinta-feira (17), resultando na prisão de 22 pessoas em diferentes pontos de São José de Ribamar. O governo do estado reforçou que o combate às facções criminosas é prioridade da gestão.

A Câmara Municipal de São José de Ribamar também se manifestou por meio de nota oficial, demonstrando “profunda preocupação” com o cenário de violência. No documento, os vereadores informaram que já foram enviados ofícios à Secretaria de Segurança Pública e ao governador do Estado, solicitando medidas como reforço no policiamento, operações integradas e ações preventivas.

“O Legislativo ribamarense se solidariza com as vítimas e reitera que continuará cobrando medidas concretas para restabelecer a ordem e garantir a segurança da população”, diz um trecho da nota.

O sepultamento de Klysmann França está marcado para esta sexta-feira (18), em cemitério da cidade. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.