O Maranhão conquistou a 5ª colocação no ranking nacional de cobertura de saúde bucal, segundo dados do sistema e-Gestor AB, plataforma do Ministério da Saúde. O resultado representa um avanço significativo em relação a 2022, quando o estado ocupava o 9º lugar — uma evolução de aproximadamente 44%, fruto de ações estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com os 217 municípios maranhenses.
A conquista é resultado de um conjunto de iniciativas voltadas à expansão e qualificação da assistência odontológica na Atenção Primária em Saúde (APS). Entre abril de 2022 e abril de 2025, o número de equipes de saúde bucal no Maranhão saltou de 1.758 para 1.973, com a criação de 215 novas equipes — um aumento de 12,2%.
“O avanço do Maranhão no ranking nacional mostra que estamos trilhando o caminho certo. Investimos na atenção primária, fortalecemos a rede com estrutura e equipamentos, sempre com foco no compromisso e na parceria com os municípios”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Rede ampliada e qualificada
Atualmente, o Maranhão conta com 2.209 ofertas de serviços odontológicos na atenção primária, distribuídas da seguinte forma:
- 1.973 equipes de saúde bucal atuando nos municípios
- 19 Unidades Odontológicas Móveis (UOM)
- 31 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO)
- 186 Laboratórios Regionais de Prótese Dentária
A SES tem investido em oficinas, capacitações, visitas técnicas e webconferências, além da entrega de 509 mil kits de saúde bucal por meio do programa Cuidar de Todos, fortalecendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todas as regiões do estado.
“Todo o apoio técnico, as viagens, capacitações e deslocamentos das equipes são reflexo do investimento do Governo. Essa aproximação com os municípios foi essencial”, destacou Mayana Soares, coordenadora estadual de saúde bucal da SES.
Rede Sorrir: atendimento especializado
O Maranhão também fortalece a atenção especializada por meio da Rede Sorrir, vinculada à SES. Em São Luís, a população conta com duas unidades fixas — Sorrir Praia Grande e Sorrir Ponta do São Francisco — além de uma unidade móvel. No interior, há unidades fixas e móveis em Caxias, Presidente Dutra, Coroatá e Santa Inês.
A nova colocação no cenário nacional consolida o Maranhão como referência em saúde bucal pública, com uma rede cada vez mais resolutiva, humanizada e acessível, reafirmando o compromisso do governo estadual com a promoção da saúde e o bem-estar da população.

