Vazio sanitário da soja começa nesta quinta (3) no Sul do Maranhão

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) anunciou que o período do vazio sanitário para a cultura da soja terá início nesta quinta-feira (3), abrangendo municípios da Região Sul do estado. A medida segue a Portaria Aged nº 610/2025, publicada em maio no Diário Oficial do Estado.

O vazio sanitário consiste na proibição do plantio da soja e na obrigatoriedade de eliminação de plantas voluntárias — conhecidas como guaxas ou trigueiras — por meio de controle químico ou mecânico. A ação tem como objetivo prevenir, controlar e erradicar a ferrugem asiática, uma das principais pragas da cultura da soja.

O período se estende até 30 de setembro e é obrigatório para os produtores dos municípios de Alto Parnaíba, Balsas, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso, Benedito Leite e São Domingos do Azeitão — todos integrantes da Região Produtiva I, conforme classificação da Aged.

Segundo o órgão, o cumprimento do vazio sanitário contribui para a manutenção da sanidade da soja e promove uma produção mais eficiente e de maior qualidade. A portaria ainda define o calendário de plantio da oleaginosa em todo o Maranhão, dividindo o estado em três grandes regiões produtoras.