A partir da próxima terça-feira (1º), o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) dará início à segunda edição do programa Dívida Zero. A iniciativa vai até o dia 4 de julho e tem como objetivo ajudar os consumidores maranhenses a reorganizarem suas finanças por meio da renegociação de dívidas em condições facilitadas.
O programa estará disponível nas unidades do Viva/Procon em São Luís e em diversos municípios do interior do estado. Os interessados poderão negociar débitos com uma ou mais empresas, com possibilidade de parcelamento em até cinco anos, desde que o valor das parcelas não ultrapasse 35% da renda mensal do consumidor.
As dívidas que podem ser negociadas incluem carnês, boletos, contas de água, luz, telefone e gás, além de empréstimos bancários e de financeiras, como cheque especial e cartão de crédito. Estão incluídos também crediários e parcelamentos diversos. Por outro lado, dívidas relacionadas a impostos, pensão alimentícia, crédito habitacional, crédito rural e bens ou serviços de luxo não poderão ser renegociadas por meio do programa.
Na capital, os atendimentos presenciais serão realizados em dois pontos: Viva/Procon Kids, localizado no Golden Shopping Calhau, e Viva/Procon no Pátio Norte Shopping. Ambos funcionam das 10h às 20h, com emissão de senhas até as 19h.
No interior do Maranhão, os atendimentos seguirão os horários normais das unidades locais do Viva/Procon nos municípios de Açailândia, Aldeias Altas, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Anapurus, Bacabal, Bequimão, Carolina, Coelho Neto, Estreito, Fortuna, Governador Edison Lobão, Governador Nunes Freire, Humberto de Campos, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Mirinzal, Peri-Mirim, Pinheiro, Pindaré-Mirim, Ribamar Fiquene, Santa Inês, Santa Luzia, São Mateus do Maranhão, São Vicente Férrer, Tutóia e Viana.
A ação visa garantir aos consumidores maranhenses a chance de limpar o nome e voltar ao mercado de consumo de forma equilibrada e consciente.

