A Academia Monte Branco foi a grande campeã do Troféu Emílio Moreira de Judô, realizado no último fim de semana no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. A competição, promovida pela Federação Maranhense de Judô (FMJ), reuniu mais de 300 judocas de diversas cidades do estado, com disputas nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior e Veteranos.

A equipe da capital garantiu a primeira colocação geral ao conquistar 37 medalhas, sendo 21 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze. Em segundo lugar ficou a Academia de Judô Tiradentes, com 34 medalhas, seguida pela Academia Judô Góes, com 24.
O Top 5 da classificação geral foi completado pelas academias Judô Rios e Shiai de Judô. O presidente da FMJ, Rodolfo Leite, destacou o alto nível técnico do evento e o empenho dos atletas. “Foi um evento muito bom. Nossos judocas mostraram muita raça e proporcionaram grandes embates. A cada competição, percebemos a evolução dos atletas graças ao trabalho desenvolvido pelas academias”, avaliou.
Paralelamente ao torneio, o Ginásio Costa Rodrigues também sediou, no sábado (21), o Festival Adelmo Tavares, que reuniu cerca de 170 crianças entre 4 e 10 anos. A ação teve como objetivo incentivar a prática do judô entre os pequenos atletas.
A FMJ destacou que os dois eventos cumpriram o papel de fortalecer o judô no Maranhão e prestaram homenagem a dois nomes importantes da modalidade no estado: os senseis Emílio Moreira e Adelmo Tavares.
“Foi uma forma de homenagear duas pessoas importantes para o judô maranhense. Nada mais justo que reconhecer a relevância de seus trabalhos. É uma satisfação realizar eventos desse porte. Nosso objetivo é fortalecer o judô maranhense com mais atletas, mais professores e mais academias”, concluiu Rodolfo Leite.
Classificação geral do Troféu Emílio Moreira de Judô:
- Academia Monte Branco – 37 medalhas (21 ouros, 8 pratas, 8 bronzes)
- Academia de Judô Tiradentes – 34 medalhas (20 ouros, 6 pratas, 8 bronzes)
- Academia Judô Góes – 24 medalhas (13 ouros, 6 pratas, 5 bronzes)
- Academia Judô Rios – 23 medalhas (12 ouros, 7 pratas, 4 bronzes)
- Academia Shiai de Judô – 24 medalhas (10 ouros, 9 pratas, 5 bronzes)
- Fórum Jaracaty – 15 medalhas (10 ouros, 3 pratas, 2 bronzes)
- Associação Desportiva Mazzili – 18 medalhas (9 ouros, 5 pratas, 4 bronzes)
- CT de Judô Emílio Moreira – 18 medalhas (8 ouros, 8 pratas, 2 bronzes)
- Academia de Judô Ação – 10 medalhas (7 ouros, 2 pratas, 1 bronze)
- Fitosports – 12 medalhas (2 ouros, 7 pratas, 3 bronzes)
- Bushido Academia de Artes Marciais – 4 medalhas (2 ouros, 2 pratas)
- CT Guerreiro Judô – 3 medalhas (2 ouros, 1 prata)
- Karasu Escola de Lutas – 3 medalhas (2 ouros, 1 bronze)
- Kadai – Escola de Judô – 1 medalha (1 ouro)

