A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, anunciou a abertura do processo seletivo para o Doutorado Acadêmico em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA). As inscrições estão abertas de 26 de junho a 10 de julho e devem ser feitas exclusivamente de forma online, pelo site sis.sig.uema.br/sigaa/public, acessando o menu “Processos Seletivos – Stricto sensu”.
Aprovado pela Portaria MEC Nº 213, de 20 de março de 2025, e recomendado pela CAPES, o curso tem como área de concentração os “Povos e Comunidades Tradicionais, Território e Atos de Estado”, abordando questões de grande relevância socioambiental e política.
O programa conta com três linhas de pesquisa:
- Cartografia Social, Povos e Comunidades Tradicionais, Territorialidades e Movimentos Sociais
- Narrativa, Memória e Identidades Coletivas
- Estado, Governo, Políticas de Desenvolvimento e Território
Destinado a portadores de título de mestre em diferentes áreas do conhecimento, o curso será presencial, com regime integral e aulas nos turnos da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira. As atividades serão realizadas no Prédio Anexo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na Cidade Universitária Paulo VI, em São Luís.
Com duração mínima de 36 meses e máxima de 48 meses, o doutorado tem como objetivo formar pesquisadores comprometidos com os desafios da Amazônia, promovendo práticas científicas interdisciplinares e engajadas com os contextos sociais e ambientais da região.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgcspa@gmail.com.

