O prazo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 pagarem a taxa de inscrição termina nesta sexta-feira (27). A confirmação da inscrição só é feita após o pagamento da taxa no valor de R\$ 85.
O prazo se aplica também a boletos com vencimento anterior às prorrogações das inscrições, que foram estendidas duas vezes para dar mais oportunidades aos candidatos não isentos. O prazo inicial era 11 de junho.
Segundo o edital do Enem 2025, estudantes que concluem o 3º ano do ensino médio em escolas públicas no final deste ano estão isentos do pagamento da taxa.
A Guia de Recolhimento da União (GRU-Cobrança) para o pagamento da taxa é gerada exclusivamente na Página do Participante. Outros sites que solicitam pagamento relacionado ao Enem são falsos.
O valor pode ser pago por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Para pagamento via Pix, o QR Code está disponível no próprio boleto. O pagamento também pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas ou por meio do aplicativo bancário.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem enviado mensagens de alerta por e-mail e WhatsApp aos candidatos que ainda não efetuaram o pagamento, reforçando o prazo final nesta sexta-feira. Quem já pagou deve desconsiderar as mensagens.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todas as 27 unidades da Federação. Exceção ocorre nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies. A nota também é aceita em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.
Em 2025, o Enem voltou a ser opção para candidatos maiores de 18 anos que buscam o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência.
O Inep disponibiliza uma página na internet com o cronograma completo e orientações para os participantes, incluindo esclarecimentos sobre dúvidas frequentes.

