Na noite do último domingo (22), o sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) levou à prisão mais um foragido da Justiça durante os festejos juninos de São Luís. A prisão ocorreu por volta das 21h no Arraial do Ipem, no bairro Calhau, uma das áreas mais movimentadas das celebrações.
O detido, um homem de 48 anos, natural do estado do Pará, possui uma extensa ficha criminal e tinha um mandado de prisão em aberto. Ele é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em furtos de celulares durante grandes eventos no Maranhão.
Segundo o diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), coronel Wallace Amorim, o sistema de videomonitoramento detectou o suspeito assim que ele entrou no arraial, inicialmente trajando uma camisa azul.
“Ao passar por um dos pontos de reconhecimento facial, o sistema emitiu um alerta. Os operadores identificaram o indivíduo, que já havia trocado de camisa para tentar despistar a segurança. A equipe conseguiu localizá-lo e encaminhá-lo à Polícia Civil instalada no local”, explicou.
Durante a abordagem, os antecedentes criminais do homem foram confirmados. Ele já havia sido preso anteriormente em São Luís, ao lado de um comparsa também paraense, por envolvimento em furtos e receptações de celulares durante o Carnaval na capital maranhense e em Imperatriz. Ambos também possuem registros criminais no estado do Tocantins.
Apesar da prisão do suspeito, o comparsa que o acompanhava no Arraial do Ipem conseguiu fugir antes de ser abordado pelas autoridades.
Com essa ação, chega a quatro o número de foragidos capturados com apoio do sistema de reconhecimento facial durante os arraiais juninos de 2025 em São Luís. O evento conta com monitoramento completo, com câmeras cobrindo as áreas interna e externa dos espaços festivos, reforçando a segurança pública durante o período de maior movimentação popular.

