Procon-MA interdita setores do Mix Mateus em Caxias e apreende ovos com larvas

Durante operação de fiscalização realizada na última semana no interior do Maranhão, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) interditou setores do supermercado Mix Mateus, no município de Caxias, na Região dos Cocais. A ação ocorreu na última quarta-feira (18) e resultou na interdição dos setores de pescados e margarina, além da apreensão de 190 cartelas de ovos contaminados com larvas.

Entre as diversas irregularidades constatadas, os fiscais identificaram margarina fora da temperatura adequada, pescados expostos com presença de moscas, ovos estragados, alimentos vencidos, utensílios enferrujados e embalagens danificadas. O supermercado tem o prazo de 30 dias para regularizar as pendências, sendo que a reabertura dos setores interditados só ocorrerá mediante laudo técnico e autorização do Procon-MA.

“Nosso compromisso é com a saúde e a segurança da população. Essa fiscalização mostra que estamos atentos e atuando de forma rigorosa em todo o estado, para que os consumidores maranhenses tenham acesso a produtos seguros e dentro das normas sanitárias”, destacou Karen Barros, presidente do Viva/Procon.

Outras fiscalizações em Caxias

Além do Mix Mateus, o Mercado Paulistano também foi fiscalizado e autuado por comercializar produtos impróprios para consumo, além da ausência de preços e outras infrações sanitárias e comerciais.

Postos de combustíveis da cidade passaram por verificação de qualidade dos combustíveis, aferição de volumetria e análise dos preços praticados, assegurando o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor.

Fiscalizações em outros municípios

Em Bacabal, o supermercado Mercadão Carvalho foi autuado por vender produtos vencidos, com embalagens violadas e armazenamento inadequado.

No município de Aldeias Altas, a fiscalização se concentrou nos postos de combustíveis, com foco na garantia da qualidade e segurança dos produtos ofertados aos consumidores.

Já em agências bancárias do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, foram prestadas orientações aos clientes e aplicadas autuações por ausência de documentação obrigatória, o que fere normas de atendimento ao consumidor.

O Procon-MA reforça que a fiscalização é permanente e visa garantir a saúde, segurança e os direitos dos consumidores em todo o estado. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo Viva Procon, pelo site oficial do órgão ou presencialmente em uma das unidades do Procon-MA.