Operação integrada prende oito suspeitos de tráfico e crimes em Timon
Uma grande operação coordenada pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Timon foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (23) e resultou na prisão em flagrante de oito pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas, posse ilegal de armas e receptação. A ação contou com a participação integrada das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e do Centro Tático Aéreo (CTA).
Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, com foco no bairro Cidade Nova — área conhecida pela recorrência de crimes patrimoniais e pela atuação de facções criminosas. As equipes apreenderam entorpecentes como crack, maconha, cocaína e uma peça de skank, além de três balanças de precisão. Também foram recolhidas armas de fogo: dois revólveres, uma pistola municiada e uma espingarda.
“Essa ação representa um duro golpe contra o crime organizado em Timon, especialmente na região do bairro Cidade Nova. Estávamos acompanhando uma crescente nos crimes patrimoniais naquela área, e a operação foi planejada justamente para frear essa escalada e desarticular grupos criminosos que vinham atuando na região”, destacou o delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil, Éderson Martins.
Mais de 110 agentes das forças de segurança estiveram envolvidos na ofensiva. Participaram policiais civis da Denarc, da 18ª Delegacia Regional de Timon, do Grupo de Pronto Emprego (GPE) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC). Também integraram a ação cerca de 60 policiais militares do 11º BPM, 47º BPM, Força Tática, Grupo de Operações Especiais (GOE), Batalhão de Motopatrulhamento, Radiopatrulha e Esquadrão Águia.
A operação faz parte da estratégia da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão para o combate ao tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas no estado.