Deputado critica desequilíbrio entre festas juninas e políticas públicas no Maranhão

Durante discurso na sessão plenária desta terça-feira (17), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) fez duras críticas ao Governo do Maranhão, apontando um desequilíbrio entre os altos investimentos nas festividades juninas, como o São João, e o abandono de áreas essenciais como saúde e educação.

O parlamentar afirmou que a realização de grandes festas com atrações nacionais contrasta com o descumprimento de promessas de campanha feitas pelo governo.

“Não somos contrários ao São João, mas queremos que todas as áreas sejam beneficiadas. O Governo do Estado consegue, ao realizar suas festas populares, descumprir sua palavra quando se trata da realização de políticas públicas”, declarou. Ele citou como exemplo o projeto de reconstrução da pista de atletismo do Estádio Castelão, que até hoje não saiu do papel.

Carlos Lula destacou também a falta de materiais básicos em unidades de saúde, especialmente no Instituto Médico Legal (IML), onde servidores têm feito denúncias públicas nas redes sociais.

“Faltam luvas, toucas, propés. Uma servidora postou nas redes sociais que estava usando um propé na cabeça porque não havia touca. Enquanto isso, os cachês dos artistas estão em dia”, relatou.

Denúncias sobre desvio de recursos da educação

O parlamentar afirmou que o governo abandonou programas como o Escola Digna e não entregou unidades hospitalares prometidas. Também criticou a tentativa do governo de reter recursos destinados aos professores.

“Se não fosse a intervenção de parte da bancada desta Casa, o recurso dos professores teria virado pó. O governador tentou tirar esse recurso no STF, mas conseguimos impedir”, disse.

Carlos Lula ainda alertou que os valores podem *não ser pagos em agosto, como prometido, por conta de investigações do **Tribunal de Contas da União (TCU). Ele anunciou que, junto com o deputado *Rodrigo Lago, apresentará petição ao TCU sobre o uso desses recursos e convidou outros parlamentares a se unirem à ação.

Projetos de lei aprovados

Apesar das críticas, o deputado também teve dois projetos de lei aprovados em segundo turno durante a sessão. O PL 307/2023 trata da prioridade de atendimento às mães solo e seus dependentes nas políticas públicas do estado.

Já o PL 007/2024 institui a Política de Atenção à Saúde Mental dos Profissionais de Segurança Pública no Maranhão.

“Tivemos recentemente uma tragédia em um quartel, o que reforça a importância de cuidarmos da saúde mental desses homens e mulheres”, destacou.

Os projetos seguem agora para sanção do Governo do Estado.

Deixe um comentário