Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Octávio Soeiro (PSB) ressaltou a grandiosidade do São João da capital maranhense e seu impacto positivo na economia e na inclusão social. Segundo o parlamentar, a edição deste ano consagra São Luís como “a cidade com o maior São João da história do estado”.
Octávio Soeiro destacou o papel das festas juninas como ferramenta de geração de emprego e renda, movimentando uma ampla cadeia produtiva e garantindo o sustento de milhares de famílias.
“Fico feliz em ver a cultura como ferramenta de inclusão social, fomentando uma cadeia produtiva que gera emprego, renda e garante o sustento de milhares de famílias”, afirmou.
O vereador também valorizou os arraiais de bairro, com ênfase no Arraial do São Cristóvão, que, segundo ele, descentraliza os festejos e dá visibilidade aos pequenos grupos culturais, além de levar atrações de destaque para as comunidades. Entre as apresentações recentes, citou o Boi de Nina Rodrigues, Boi de Maracanã, Boi dos Sonhos e o cantor Felipe, do Forró Moral, que animaram o público no último fim de semana.
Pensando na região vizinha, o vereador anunciou a realização de mais um arraial no próximo sábado (14), no Complexo do Tocão, atendendo o conglomerado de bairros próximo ao terminal do Jardim São Cristóvão.
Durante o pronunciamento, Octávio Soeiro também parabenizou a influenciadora maranhense Taynara OG, embaixadora da UNICEF, pela realização da 7ª edição do “São João da Tay”, evento beneficente que reúne atrações locais e nacionais e projeta o folclore maranhense para todo o Brasil.
O vereador ainda agradeceu ao governador Carlos Brandão (PSB) e aos secretários de Estado Orleans Brandão, Vinícius Ferro Castro, Marcus Brandão e Audreia Noleto pelo apoio às demandas de São Luís.
“Mesmo com responsabilidades nos 217 municípios do estado, eles nunca deixam de atender São Luís e potencializar o trabalho dos vereadores”, destacou.
Por fim, elogiou o trabalho da APAE, que além de prestar serviços de educação, saúde e assistência social, também contribui para a cultura maranhense por meio de iniciativas como o Boi Mimoso, do qual será padrinho neste ano. A apresentação do grupo está marcada para o próximo sábado (14), na sede da entidade.

