Operação Descenso desarticula facção criminosa no Maranhão

São Luís/MA – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MA) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Descenso, com o objetivo de desarticular núcleos de liderança de uma facção criminosa com atuação no Maranhão, principalmente no município de Chapadinha e regiões próximas.

A operação foi realizada simultaneamente nas cidades de São Luís/MA, Chapadinha/MA, Itinga do Maranhão/MA e Recife/PE. Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. Além da FICCO/MA, a operação contou com o apoio da FICCO/PE.

Entre os alvos da operação estavam suspeitos de exercer funções de liderança dentro da organização criminosa, sendo responsáveis por manter a disciplina interna da facção, aplicar punições, administrar arsenais de armas, organizar ataques a facções rivais e gerenciar o fluxo financeiro da quadrilha.

Os presos poderão ser indiciados por diversos crimes, incluindo organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Como parte das medidas judiciais, foi determinada a ordem de bloqueio de valores que somam até R\$ 26 milhões, além do sequestro de veículos e outros bens vinculados à organização criminosa.

A FICCO/MA é formada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, atuando de forma integrada por meio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).