Pesquisa do Procon-MA revela variação de até 1.220% nos preços para o Dia dos Namorados

Com a chegada do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) realizou uma pesquisa de preços para ajudar os consumidores a escolher presentes típicos da data sem comprometer o orçamento. O levantamento foi feito entre 1º e 5 de junho e avaliou 40 itens — entre flores, livros e joias — em cerca de 14 estabelecimentos da capital.

Segundo a presidente do Procon-MA, Karen Barros, o objetivo da pesquisa é proteger o consumidor maranhense, oferecendo informações para que ele possa comparar preços, planejar melhor as compras e evitar abusos. “Essa ação reforça o compromisso do Governo do Maranhão e do Procon-MA em garantir uma relação de consumo justa, segura e transparente”, destacou.

Joias

A maior variação encontrada no estudo foi nas alianças de compromisso em prata: enquanto na joalheria Vivara, no Shopping da Ilha, o par custa R\$ 660,00, na Gold Brilho, no Rio Anil Shopping, o mesmo tipo sai por R\$ 50,00 — uma diferença de 1.220%. Essa discrepância está ligada ao material da peça (ouro, prata ou aço) e ao tipo de estabelecimento, que pode ser desde joalherias renomadas até lojas alternativas.

Flores

Entre as flores, presentes tradicionais para a data, a maior diferença de preço foi de 400% em um arranjo com 12 flores do campo variadas e embalagem especial. No Ponto das Flores, no Cohafuma, o arranjo custa R\$ 35,00, enquanto na Flor de Maio, na Cohama, chega a R\$ 200,00. A pesquisa considerou preços em quatro floriculturas da cidade.

Livros

Os livros, ótimas opções para namorados(as) leitores(as), também foram avaliados. A pesquisa analisou 16 títulos em duas livrarias: Leitura (Shopping da Ilha e São Luís Shopping), com valores que variam entre R\$ 26,90 e R\$ 99,90.

A pesquisa completa está disponível no site do Procon-MA para consulta dos consumidores interessados.