Durante a sessão plenária desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Maranhão, os deputados Glalbert Cutrim (PDT), Ricardo Arruda (MDB), Neto Evangelista (União), Catulé Júnior (PP) e Osmar Filho (PDT) exaltaram os avanços obtidos pelo estado a partir da parceria entre os governos estadual e federal. As obras em andamento, segundo os parlamentares, são resultado da capacidade de articulação política do governador Carlos Brandão (PSB) e da competência técnica da equipe do Executivo maranhense.
Glalbert Cutrim afirmou que o apoio do presidente Lula tem sido fundamental para a realização de projetos considerados antes inviáveis:
“O presidente Lula ajuda o governador Brandão porque confia na gestão e sabe que os recursos serão bem aplicados. Isso tem permitido a realização de obras antes inimagináveis”.
Ele mencionou intervenções importantes, como as Avenidas Litorânea e Metropolitana, em São Luís, a Estrada do Leite, em Bacabal, a ligação entre Urbano Santos e Barreirinhas e a reconstrução da MA-014, na Baixada Maranhense.
“Governador das obras impossíveis”
A expressão foi reforçada por Florêncio Neto, que classificou Carlos Brandão como o “governador das obras impossíveis”, citando ações estruturantes em Bacabal, Cajapió e Penalva, que devem transformar a realidade de diversas comunidades do interior.
No mesmo tom, Ricardo Arruda destacou o avanço da obra na MA-280, entre Montes Altos e Ribeirãozinho:
“Não é um tapa-buraco, é um recapeamento sério, que há muito tempo era esperado pela população”.
Investimentos e articulação política
O deputado Neto Evangelista elogiou a capacidade do governador em apresentar projetos viáveis e captar recursos federais:
“Brandão demonstra competência e habilidade política para buscar investimentos para o Maranhão. Isso incomoda a oposição, mas a realidade está nas obras que saíram do papel”.
Evangelista lembrou ainda que, durante o lançamento da obra de prolongamento da Avenida Litorânea, o próprio presidente Lula ressaltou a qualidade técnica do projeto apresentado pelo governo estadual.
Catulé Júnior reforçou a importância da atual fase de desenvolvimento vivida pelo estado:
“Nunca o Maranhão teve uma parceria tão frutífera com o Governo Federal. Ministros vêm ao estado constantemente, trazendo recursos e novas obras”.
Para ele, é papel da Assembleia reconhecer o esforço do Executivo e apoiar a continuidade das ações.
Aprovação popular
Encerrando as manifestações, Osmar Filho defendeu coerência no debate político e destacou o alto índice de aprovação popular da atual gestão:
“O governo de Carlos Brandão tem quase 70% de aprovação. O debate precisa ser qualificado, com base na realidade das entregas feitas à população”.
Os discursos convergiram na defesa da continuidade dos investimentos e na valorização do trabalho técnico e político que tem transformado o Maranhão em um verdadeiro canteiro de obras estruturantes.

