Deputado denuncia abandono do Farol do Saber no Vinhais e cobra promessa não cumprida de revitalização

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) visitou, na última quarta-feira (4), o Farol do Saber do bairro Vinhais, em São Luís, e denunciou o estado de abandono da unidade, que atualmente encontra-se fechada, tomada pelo mato e sem vigilância ou manutenção.

Durante a visita, o parlamentar classificou a situação como um “retrato do descumprimento” da promessa feita pelo governador Carlos Brandão (PSB) durante a campanha de reeleição, que previa a revitalização e modernização dos Faróis do Saber em todo o estado.

Infelizmente, o Farol do Vinhais já está fechado há um bom tempo. O governo deu as costas e simplesmente deixou todos os Faróis do Saber no abandono. Onde eles não estão fechados com mato alto, como aqui, estão sem condição nenhuma de funcionamento”, afirmou Carlos Lula.

Lamento da comunidade

A comerciante Rosângela do Nascimento, que trabalha em frente ao prédio, lembrou a importância do espaço para os moradores da região. “Antes, os estudantes que não tinham acesso à internet iam para o Farol para estudar, ler e fazer trabalhos escolares. Hoje só tem mato. Seria muito bom que voltasse a funcionar”, declarou.

Carlos Lula defendeu que os Faróis sejam reformulados como centros de cidadania, inclusão digital e formação profissional, conforme anunciado pela atual gestão estadual.

“Precisamos reinventar esses locais. Eles devem ser espaços multimídia com internet, cursos e serviços para a comunidade”, disse.

Histórico e promessas

Os Faróis do Saber foram criados como espaços comunitários voltados à educação, leitura e cultura, com bibliotecas acessíveis para moradores de diferentes regiões do Maranhão. Em 2022, sob a gestão do então governador Flávio Dino, o estado reativou 101 Faróis, com reformas estruturais, novos acervos e equipamentos.

A promessa da gestão de Carlos Brandão era transformar as unidades em “Faróis TEC da Educação”, com estrutura moderna, conectividade, acesso à tecnologia e oferta de cursos gratuitos. No entanto, segundo Carlos Lula, essas metas ainda não saíram do papel.

Na Grande Ilha, há 11 Faróis do Saber: nove em São Luís, um em Paço do Lumiar e um em São José de Ribamar. Muitos deles, segundo o parlamentar, enfrentam problemas semelhantes ao do Vinhais.

A denúncia reacende o debate sobre o desmonte de políticas públicas voltadas à educação comunitária, ao mesmo tempo em que destaca o potencial de reaproveitamento dos espaços para ações sociais e educativas.