O governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, vistoriou nesta quarta-feira (4) as obras de prolongamento da Avenida Litorânea, um dos principais projetos de mobilidade urbana em execução na capital maranhense. Acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira, e dos deputados estaduais Francisco Nagib, Ricardo Rios e Júlio Mendonça, Camarão conferiu de perto o andamento da intervenção, que já está em estágio avançado.
A nova etapa da obra, também conhecida como Nova Litorânea, terá 7 km de extensão, ligando a Avenida São Carlos, no bairro Olho d’Água (São Luís), à Avenida Atlântica, no bairro Araçagi (São José de Ribamar). Com a entrega, a Litorânea passará a ter 14 km no total, consolidando-se como um dos principais eixos de mobilidade da Ilha.
“Estamos vistoriando uma das maiores obras da história do Maranhão. Serão três pistas de cada lado, ciclovia, pista de caminhada, estacionamento, e uma faixa exclusiva para ônibus. É uma obra que vai concluir um importante anel viário e aliviará o trânsito nos bairros centrais da cidade”, destacou Felipe Camarão, que substitui o governador Carlos Brandão, em agenda oficial na Europa.
Investimentos e prazos
A obra conta com mais de R\$ 300 milhões em investimentos, sendo aproximadamente R\$ 200 milhões do Governo Federal, via Novo PAC, e R\$ 100 milhões de contrapartida do Governo do Estado. Segundo o secretário Aparício Bandeira, a execução do projeto foi acelerada: “Inicialmente prevista para 25 meses, reduzimos o prazo para 12 meses. Estamos trabalhando dia e noite para inaugurar antes do carnaval do ano que vem.”
Durante a vistoria, Camarão convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da inauguração:
“Presidente Lula, prepare a passagem para vir inaugurar essa grande obra sua aqui no Maranhão”, disse.
Modernidade e integração
A nova Litorânea é pensada para integrar mobilidade, sustentabilidade e turismo. O projeto inclui:
- Ciclovia contínua
- 10,2 km de calçadas amplas
- Três faixas de rolamento por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus
- *Estacionamento a 45º, canteiro central em piso intertravado e iluminação LED
- Sistema completo de drenagem pluvial
- Integração com o sistema de esgoto por meio de duas estações elevatórias
Além de conectar São Luís a São José de Ribamar, a via vai contribuir com a preservação ambiental, estimular o turismo e promover o desenvolvimento ordenado da orla da Ilha de São Luís. Estima-se que a obra beneficie diretamente cerca de 1,4 milhão de pessoas que circulam diariamente pela região.

