Um artefato com características de explosivo foi encontrado no fim da manhã desta segunda-feira (2) no Campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O objeto foi localizado por um agente de limpeza no estacionamento do Centro Pedagógico Paulo Freire, e a universidade acionou imediatamente o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

O Esquadrão Antibombas da Polícia Militar do Maranhão isolou a área e, com o apoio da Polícia Federal, realizou a retirada e posterior destruição do artefato em uma área de mata dentro do próprio campus. De acordo com o capitão Ávila, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a explosão superou as expectativas, levantando a suspeita de que o objeto de fato era um explosivo.
“A contracarga utilizada na detonação provocou um impacto maior do que o normal, o que sugere que o artefato continha material explosivo. Contudo, ele se deteriorou completamente, sem deixar vestígios suficientes para uma análise pericial detalhada”, explicou o oficial.
O artefato estava preso a um vidro de perfume opaco, com conteúdo desconhecido, o que aumentou o risco da ocorrência. Ainda segundo o capitão, havia também um cilindro preso com fita isolante ao frasco, podendo conter uma bateria, o que levantou a suspeita de possível acionamento remoto.

Apesar da gravidade da situação, o oficial do Bope classificou o caso como isolado, sem motivações aparentes ou indícios de autoria. “Não houve ameaça prévia, não há suspeitos e não é possível afirmar o alvo ou a intenção. A situação foi resolvida com a retirada do perigo, e as aulas foram retomadas normalmente”, afirmou o capitão Ávila.
A UFMA, em nota oficial, garantiu que todas as medidas de segurança foram tomadas de forma imediata. A universidade também informou que as imagens das câmeras de segurança do local estão sendo analisadas para auxiliar nas investigações, agora conduzidas pela Polícia Federal.
As atividades acadêmicas e administrativas continuam normalmente no campus, e não há, até o momento, necessidade de revista nos demais prédios da instituição.

