Objeto luminoso no céu do Maranhão intriga moradores e é apontado como lixo espacial

Um clarão no céu surpreendeu moradores de várias cidades do Maranhão na noite desta segunda-feira (2). O objeto luminoso foi visto cruzando o firmamento e rapidamente se tornou assunto nas redes sociais, gerando diversas especulações — de asteroides a objetos voadores não identificados (OVNIs).

O fenômeno foi registrado em municípios do norte do estado, incluindo Coelho Neto, Anapurus, Santo Amaro, Barreirinhas, São José de Ribamar, Brejo, Buriti, Chapadinha e Vargem Grande. Vídeos feitos por moradores e turistas circulam nas redes, mostrando o momento em que o céu é cortado por uma intensa luz.

“Eu vi e outras quatro pessoas também presenciaram, além dos turistas e moradores locais”, contou o dono de uma agência de marketing que estava na região dos Lençóis Maranhenses no momento do avistamento.

Segundo especialistas em Astronomia consultados pelo portal g1, o fenômeno provavelmente se trata de lixo espacial — fragmentos de satélites ou outros objetos artificiais que entram na atmosfera terrestre. Ao reentrarem, esses objetos queimam devido ao atrito com o ar, gerando brilho intenso e normalmente se desintegram antes de atingir o solo.

Apesar do susto e da curiosidade provocados, o fenômeno não representou risco para a população. Casos semelhantes têm sido registrados com mais frequência, à medida que cresce o volume de equipamentos orbitando o planeta.