O Hospital de Campanha da Secretaria de Estado da Saúde (SES) completou três dias de funcionamento nesta segunda-feira (2), registrando mais de 230 atendimentos a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal. Instalado no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís, o espaço funciona diariamente das 7h à meia-noite, com foco no acolhimento de adultos e idosos.
Segundo a SES, o objetivo da unidade é garantir acesso rápido e seguro à assistência médica e de enfermagem, além de evitar a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da capital maranhense.
“Seguimos comprometidos em assistir à população, facilitando o acesso ao atendimento em saúde. O Hospital de Campanha é uma ferramenta que veio somar esforços”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. Ele reforçou a importância da vacinação e dos cuidados preventivos, como o uso de máscaras e a etiqueta respiratória.
Nos três primeiros dias de funcionamento, o hospital atendeu 84 pessoas no sábado (31), 82 no domingo (1º) e outras 66 até o meio-dia de segunda-feira (2). Apenas dois pacientes — um adulto e um pediátrico — precisaram de transferência para uma unidade de saúde de maior complexidade. Ambos foram levados pela ambulância de suporte do local à UPA Vinhais.
Para ser atendido, o paciente deve apresentar documento de identificação oficial e Cartão do SUS. A estrutura do Hospital de Campanha conta com 20 poltronas para medicação e 10 leitos de observação. Em casos que demandem remoção, há ambulância disponível para transporte a unidades de referência, como as UPAs e os hospitais da rede estadual, entre eles o Hospital da Ilha, Aquiles Lisboa, Dr. Juvêncio Mattos e Dr. Carlos Macieira.
A ação integra as estratégias da SES para enfrentar o aumento de casos de síndromes gripais, principalmente em períodos de sazonalidade de vírus respiratórios.

