Nos dias 28 e 29 de maio, o município de Cururupu foi palco do seminário “Combate à violência doméstica e ao feminicídio”, realizado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) em parceria com a Associação dos Filhos e Amigos de Cururupu-MA. O evento aconteceu na sede da entidade e contou com a participação de representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Secretaria de Estado da Mulher, além de órgãos municipais e da sociedade civil.

A palestra de abertura foi conduzida pela promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (Cao Mulher), que abordou o tema “Fortalecimento da rede de defesa da mulher e violência doméstica e familiar contra a mulher”.
Outros temas relevantes também foram discutidos durante o seminário, como “A importância das medidas protetivas de urgência”, “A Rede Municipal de Proteção às Mulheres de Cururupu”, “Como identificar e agir diante da violência sexual e patrimonial” e “Direitos das vítimas e o papel do Ministério Público no enfrentamento à violência doméstica”, este último apresentado pela promotora Samira Mercês dos Santos, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pinheiro e responsável pela Comarca de Cururupu.
A ouvidora do MPMA, procuradora de justiça Sandra Elouf, também participou como palestrante, abordando o tema “Ouvidoria da Mulher e enfrentamento à Violência Doméstica”. O encerramento ficou por conta do procurador de justiça Paulo Silvestre Avelar Silva, presidente da Academia Cururupuense de Letras (ACL).
Durante o evento, a equipe da Ouvidoria do Ministério Público prestou orientação jurídica à população, reforçando a importância da informação e do acesso aos direitos para a prevenção e combate à violência doméstica.
O seminário também destacou a importância da atuação conjunta de diferentes setores na proteção às mulheres vítimas de violência, fortalecendo o compromisso de toda a sociedade no enfrentamento ao feminicídio e às agressões contra as mulheres.

