Pé-de-Meia libera nova parcela para estudantes do ensino médio com frequência acima de 80%

São Luís, 2 de junho de 2025 — Estudantes da rede pública de ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nascidos em setembro e outubro recebem, a partir desta segunda-feira (2), a segunda parcela do incentivo-frequência do programa Pé-de-Meia, no valor de R\$ 200. Para ter direito ao pagamento, os alunos precisam ter registrado frequência mínima de 80% nas aulas do mês de referência.

Com o incentivo-matrícula, pago em abril, esta já é a terceira parcela repassada pelo programa federal em 2025. A expectativa, segundo a Caixa Econômica Federal, é que 3,4 milhões de estudantes sejam beneficiados com o pagamento.

Os depósitos são feitos automaticamente em uma conta poupança da Caixa aberta em nome do estudante. Para menores de idade, o responsável legal precisa autorizar a movimentação do dinheiro — o que pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem ou presencialmente em uma agência da Caixa.

Já para alunos com 18 anos ou mais, o saque ou uso dos valores pelo Caixa Tem pode ser feito sem a necessidade de autorização.

Programa gratuito e automático

O Pé-de-Meia não exige inscrição prévia dos estudantes. A seleção dos beneficiários é feita pelo próprio governo federal, que cruza dados do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas de matrícula das redes estaduais, distrital e municipais. Os alunos que se enquadram nos critérios são automaticamente incluídos no programa.

Como consultar o benefício

Os estudantes podem acompanhar o status do pagamento pelo aplicativo Jornada do Estudante, criado pelo Ministério da Educação (MEC), ou ainda pelo Caixa Tem e pelo aplicativo Benefícios Sociais.

Na última semana, o MEC enviou mensagens para mais de 655 mil participantes do Pé-de-Meia que ainda não haviam acessado suas contas bancárias, onde já foram depositadas as outras parcelas. Além disso, o ministério comunicou que seguirá informando os alunos sobre o programa pelos canais oficiais, como WhatsApp e o aplicativo Gov.br.

Como funciona o Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é uma iniciativa federal de incentivo financeiro-educacional, destinada a estudantes do ensino médio público beneficiários do CadÚnico. O objetivo é reduzir a evasão escolar, promovendo a permanência e conclusão dos estudos.

Além do incentivo-matrícula de R\$ 200 pago no início de abril, o programa prevê nove parcelas mensais de R\$ 200, relativas à frequência escolar, totalizando R\$ 2.000 ao ano.

Para os alunos do terceiro ano que realizarem os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), há ainda um bônus de R\$ 200.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial do Ministério da Educação e nos aplicativos Jornada do Estudante e Caixa Tem.